Oi! Tudo bem por aí?
Com esse calor nada melhor que uma receita fácil, cheia de sabor e que vai bem de todo jeito. Mas ela tem que ser bonita também, se não nós não ficamos satisfeitos. Hoje vou te ensinar uma tarte tatin de cebola.
Uma tarte tatin consiste em uma torta com a particularidade de ser confeccionada ao contrário, ou seja: na forma coloca-se o recheio por baixo e então se cobre com a massa.
Na hora de desenformar o recheio fica aparente, deixando ela ainda mais bonita para servir.
Você vai precisar de:
- 1 massa folhada – você pode comprar pronta ou fazer a sua
- 2 cebolas
- 2 cebolas roxas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- folhas de escarola rasgadas a gosto para servir
- queijo azul a gosto para servir
- nozes tostadas a gosto para servir
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Retire a massa folhada da geladeira e separe uma frigideira média que possa ir ao forno (usamos uma de inox com 26 cm de diâmetro).
Corte as cebolas ao meio e cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz – assim todas as camadas permanecem unidas. Descasque os gomos, corte e descarte apenas a ponta da raiz de cada um.
Leve a frigideira que possa ir ao forno (ela não pode ter partes plásticas ou de madeira) ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, abaixe o fogo e disponha as cebolas, uma ao lado da outra bem encaixadinhas, com o lado cortado para baixo – pode parecer bastante, mas lembre-se que a cebola vai diminuir ao assar. Tempere com sal e pimenta e deixe por cerca de 10 minutos até dourar e que elas fiquem levemente macias.
Desligue o fogo e deixe amornar enquanto abre a massa. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha e, com um rolo, abra a massa folhada até ficar com 0,5 cm de espessura.
Corte a massa em um círculo 1 cm maior que o diâmetro da frigideira. Dobre a massa em quatro e desdobre sobre as cebolas. Com um garfo, dobre a borda da massa para baixo, no interior da frigideira – lembre-se de que a torta vai ser virada num prato depois de assada.
Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até a massa inflar. Diminua a temperatura para 180º C (temperatura média) e deixe assar por mais 25 minutos até dourar. Retire do forno e espere amornar por 5 minutos.
Na hora de desenformar: coloque um prato sobre a frigideira, segure bem com um pano e vire de uma só vez. Sirva a torta quente ou fria com escarola fatiada, queijo azul esfarelado e nozes tostadas.
Você pode servir esse prato como acompanhamento de saladas, carnes e até sozinha com o vinho fica ótimo!
Espero que tenham gostado!
Um abraço.
Chef Patricia.