Receitas da Chef Patrícia
Se você é descendente ou ama a cultura italiana, já deve ter ouvido falar sobre esse prato que há muito tempo já faz parte das refeições paulistas: o Ragú.
O nome veio da França, mas foi na Itália que ele se consagrou como um dos molhos preferidos – e mais deliciosos.
Hoje, separei uma receita ousada e deliciosa: Ragú de Moela a Vinha D’Alhos!
Você vai precisar de:
- 1 kg de moelas, limpas e cortadas ao meio
- 1 xícara de vinho tinto (ou branco)
- 4 dentes de alho
- Talos de salsão, salsinha, alho poró
- Pimenta do reino em grãos
1 colher de azeite de oliva - 1 cebola fatiada finamente
- 1 lata de tomate pelado
- 1 colher de chá de sal
Modo de preparo:
- Coloque a moela em um saco para freezer, tipo ZipLoc grande e acrescente o vinho tinto, os dentes de alho, as ervas e os grãos de pimenta. Feche bem e deixe marinar por 4 horas ou da noite para o dia, na geladeira. Caso não tenha no momento esse tipo de saco, pode colocar em uma tigela e cobrir com filme plástico.
- Escorra a marinada e reserve. Na panela de pressão aqueça o azeite e refogue a cebola por uns 5 minutos. Adicione a moela e frite bem até ficar ligeiramente dourada. Acrescente os dentes de alho e as ervas amarradas, assim facilitará no momento de retirá-las, a marinada reservada e a lata de tomate pelado. Complete com água até cobrir toda a moela e deixe ferver. Assim que levantar fervura tampe a panela, reduza o fogo e cozinhe por 30 minutos. Desligue e deixe a pressão sair.
- Abra a panela com cuidado e tempere com sal e pimenta do reino. Sirva sobre polenta ou massa à sua escolha.
Por fim, uma dica:
Caso queira servir como aperitivo – como com torradas – não coloque o molho de tomate, adicione mais caldo de frango ou água e deixe secar bem.
Un abbraccio,
Chef Patrícia.