Oi. Chef Patrícia por aqui. A infância nos remete a muitas lembranças boas: alegrias, pessoas, diversão e, é claro, sobremesas!
Para desbloquear memórias afetivas deliciosas, vamos fazer Arroz Doce?
Se você topou, te informou que agora é diferente.
Vamos transformar essa receita em uma ainda melhor?
Essa eu fiz por muitos anos e se tornou a preferida de muita gente (grande ou pequena)
Arroz Doce com Laranja, Cravo e Cardamomo
Ingredientes:
- 2 xícaras de leite;
- 1 xícara de água;
- 1/4 de xícara de açúcar demerara;
- 1 colher de sopa de casca de laranja Bahia cortada finamente (corte Julienne);
- 3 bagas de cardamomo abertas e retiradas as sementes;
- 5 cravos da índia, ligeiramente esmagados para extrair mais aroma;
- 1 xícara de arroz arbóreo;
- suco da laranja;
Modo de Preparo:
- Em uma panela coloque o leite, a água, o açúcar e os “temperos” (casca da laranja, o cardamomo e os cravos) em fogo baixo para infusionar. Se você não gosta de cravos na preparação final (eu particularmente não) use um infusor de chá para colocar as especiarias, ou faça um sachê com uma gaze. A casca de laranja eu recomendo deixar no leite, pois cozinhará e ficará deliciosa de se mastigar!
- Aqueça em fogo baixo até ferver. Tampe a panela e deixe descansar por uns 5 minutos. Ainda com o infusor de chá na panela, acrescente o arroz e cozinhe por 20 minutos, ou de acordo com as instruções do pacote, mexendo ocasionalmente para não grudar no fundo da panela. Na metade do tempo, antes do líquido começar a secar eu recomendo retirar o infusor para não ficar grudado ao arroz!
- Para esta sobremesa eu não gosto muito de arroz al dente, como fazemos para risoto. Prefiro mais cozido, meu gosto pessoal. Se preferir pode fazer mais durinho.
- Após cozido, a preparação estará bem cremosa pois o arroz arbóreo solta bastante amido. Acrescente o suco da laranja e mexa bem.
- Pronto, chegou a melhor hora: comer!
Após a finalização, me conte como ficou.
Espero que goste!
Chef Patrícia.