Olá! Tudo bem?
Você gosta de quibe? Um dos ingredientes que tornam esse prato delicioso é o trigo.
Essa farinha é feita com triguilho, um grão integral de trigo que não cresceu e é submetido a um processo que dá o aspecto final de grão de arroz quebrado.
E esse simples ingrediente pode ajudar a criar outras inúmeras combinações com essa textura deliciosa e repleta de nutrientes.
Hoje eu trouxe uma receita super simples para você fazer como prato principal e ainda aproveitar diversos nutrientes: o quibe de abóbora.
Você irá precisar de:
- 750 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios de 2 cm
- 2 xícaras (chá) de trigo fino (para quibe)
- 2 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- ½ colher (chá) de gengibre em pó
- 2 colheres (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Como fazer:
Pré aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média) e unte com manteiga uma assadeira (ou refratário) redondo de 26 cm de diâmetro.
Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e retire a casca. Em uma panela grande, coloque os pedaços de abóbora, os dentes de alho e junte 1 xícara (chá) de água, leve ao fogo médio e deixe cozinhar até a abóbora ficar macia.
Com uma escumadeira, transfira a abóbora cozida para um escorredor e deixe o máximo da água sair. Então, amasse a abóbora e os dentes de alho até formar um purê rústico.
Numa peneira forrada com um pano de prato limpo, lave o trigo sob água corrente e na sequência esprema para sair o máximo da água. Misture o trigo com o purê de abóbora, as especiarias, o sal e 1 colher (sopa) de azeite, amassando bem com as mãos.
Espalhe a massa do quibe no refratário untado com azeite, pressionando delicadamente com as mãos.
Regue o quibe com 3 colheres (sopa) de azeite para cobrir toda a superfície. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos ou até dourar a superfície.
Retire o quibe do forno e aguarde 15 minutos antes de servir, assim ficará mais fácil de fazer os cortes.
Se você quiser pode rechear com queijos ou com um molho bechamel. Isso fará com que o quibe fique mais úmido por dentro.
Que tal apostar nessa ideia por aí?
Até a próxima!
Abraços,
Chef Patrícia.