Sobremesa com sabor da França

Uma das minhas sobremesas preferidas é o Creme Brûlée. O crocante da casquinha misturado com o creme aerado embaixo me transporta para um bistrô francês, não importa quando eu coma.

 

Pensei em uma forma diferente de fazer essa receita. Que tal um Creme Brûlée com lavanda?

 

Você vai precisar de:

500 ml de creme de leite fresco

½ xícara (chá) de leite

1 colher (chá) de lavanda

6 colheres (sopa) de açúcar

4 gemas

1 pitada de sal

açúcar para polvilhar

cubos de gelo

 

 

Preaqueça o forno a 160 °C (temperatura baixa). Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) ao fogo baixo com água — ela vai ser usada para assar o creme brûlée em banho-maria. Separe um refratário oval, de 22 cm de comprimento ou que comporte no mínimo 1,5 litro.

Numa panela média, coloque o creme de leite, o leite, metade do açúcar, a lavanda e uma pitada de sal. Misture delicadamente para o açúcar dissolver e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando para não formar nata. Assim que ferver, desligue o fogo, tampe a panela e conte 5 minutos para o creme pegar o sabor da lavanda.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as gemas para uma tigela grande e reserve as claras em outra tigela. Adicione o açúcar restante das gemas e misture bem com o batedor de arame até ficar liso.

Usando uma concha, acrescente o leite quente aos poucos, uma concha por vez, à mistura de gemas, passando por uma peneira. Misture bem com o batedor de arame a cada adição.

Transfira o creme para o refratário e coloque  o refratário dentro de uma assadeira, leve ao forno e só então regue a assadeira com a água fervente até a metade da altura do refratário. Feche o forno e conte 30 minutos. Depois de pronto, leve à geladeira por no mínimo 6 horas

 

Dica: Para conferir o ponto: a superfície do creme deve formar uma fina película firme e o interior ainda permanecer cremoso, como um pudim — ele terminar de firmar na geladeira, evite assar demasiadamente para não endurecer muito.

 

Na hora de servir, polvilhe o creme com uma camada de açúcar (cerca de 5 colheres (sopa) são suficientes) e queime com o maçarico até formar uma casquinha dourada e crocante.

Espero que você se sinta na França com essa receita!

Até a próxima.

Um abraço. 

Chef Patricia.

Comente