Receitas da Chef
Oi, tudo bem? Patrícia por aqui! Hoje é o dia da nossa última receita do mês e é claro que eu teria que trazer algo único.
Delicioso e elegante, essas palavras definem o que nós vamos aprontar na cozinha hoje! Essa é uma receita para quem tem paciência para saborear algo único. Você precisará de 48h para apreciar o resultado final, mas garanto que vale a pena.
Hoje vou lhe ensinar como fazer salmão enterrado (significado do nome em sueco), ou melhor, Gravlax de Salmão!
Ingredientes necessários:
1 pedaço de filé de salmão de cerca de 700g com a pele (corte próximo da cauda)
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
1 colher (sopa) de mel
¼ de xícara (chá) de sal
½ maço de endro (dill) picado
1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca em grãos
1 colher (sopa) de conhaque
Caldo de 1 limão
Endro (dill) picado a gosto.
Modo de preparo do Salmão:
- Lave, seque e pique de forma fina o endro. No pilão, bata os grãos de pimenta para quebrar em pequenos pedaços – não precisa virar pó, se preferir quebre com a lateral da faca e pique grosseiramente. Em uma tigela misture o açúcar, o sal, a pimenta quebrada e metade do endro picado. Esta é a mistura para curar o salmão. Reserve.
- Forre a tábua com um pedaço de filme três vezes maior que o filé de salmão. Numa das pontas disponha o peixe com a pele voltada para baixo e, com uma colher, espalhe o conhaque aos poucos sobre a carne – além de dar sabor, ele também ajuda no processo de cura.
- Espalhe a outra metade do endro picado sobre toda a superfície do peixe, cubra com a mistura para curar, apertando bem com as mãos para fixar. Embrulhe o salmão com o filme tomando cuidado para não espalhar a mistura para cura. Vire o peixe com a pele para cima e, com a ponta de uma faca bem afiada, fure toda a superfície atravessando apenas a pele do peixe, assim o líquido do salmão drena mais fácil.
- Coloque o salmão com a pele voltada para baixo e encaixe numa assadeira – a ideia é que o salmão não fique em contato com o líquido drenado. Coloque um peso sobre o peixe para prensar e acelerar a cura.
- Leve o salmão para curar na geladeira por 48 horas – durante esse período, o líquido do peixe é drenado, o salmão fica com a carne mais firme, absorve os sabores da cura e ganha uma cor mais vibrante por conta do açúcar mascavo. Se preferir, em vez de usar uma grelha, forre a assadeira com uma camada tripla de papel-toalha e troque quantas vezes precisar durante o processo.
- Após as 48 horas desembale o salmão e, com a parte cega da faca, raspe e descarte o excesso da mistura de temperos. Apoie o salmão na tábua com a pele para baixo e corte em fatias. Faça os cortes com a faca bem inclinada, quase paralelamente ao peixe, destacando as fatias da pele – a ideia é fazer uma fatia bem fininha, mas o mais extensa possível. Sirva a seguir com o molho de mostarda.
Modo de preparo do molho:
Aqui o how-to é bastante simples, num pote de vidro com tampa (pode ser os nossos que você tem em casa) coloque todos os ingredientes, feche e chacoalhe bem para misturar.
Agora é só aproveitar e me dizer se não é algo realmente único!
Abraços,
Chef Patrícia.