Como é um café da manhã tipicamente italiano 🇮🇹

Bem-vindo à nossa viagem pela gastronomia mundial

Oie, Patrícia por aqui!

Eu morei muito tempo fora do país e, como uma boa apreciadora de gastronomia, tinha que provar todas as refeições de cada local, né?

A cozinha é um dos melhores lugares para conhecermos a cultura de um país.

Hoje, vamos embarcar diretamente para Itália (Imagens de viagem avião e etc)

Como é o café da manhã na Itália

Se tem um  lugar para se comer bem, é lá. Até quem não tem o costume de se alimentar pela manhã não resiste a tantas delícias. 

A “prima colazione” ou “colazione“, que significa café da manhã, tem de tudo. Há quem prefira só um café preto e há quem goste de fazer praticamente um brunch, com diversas opções de pães, sucos, bolos….Tem de tudo muita abundância!

O café coado é feito na famosa cafeteira italiana (a moka), não fica como o nosso, é bem mais forte e com sabor intenso. Mas o sucesso é o cappuccino.

As comidinhas

Esqueça o pão na chapa. O dia começa com croissant/brioche e cappuccino ou, mais tradicional, com uma bela fatia de pão italiano com geleia (pane e marmellata). Tem também frutas,  iogurte ou torradas e mel.

O pão com óleo e sal, a famosa bruschetta – ou “pan pomodorato” – é o lanche típico das vovós italianas! Temos, ainda, cereais e biscoitos com “caffellatte” ou torradas e mais mel.


Cada italiano toma café da manhã a seu modo, mas uma coisa é certa: essa é a refeição mais importante do dia!

Também existem os italianos, assim como os brasileiros, que valorizam aquele ”café da manhã de bar”. Você já ouviu falar?

O café da manhã de bar

Brioche em uma mão, jornal saído da prensa na outra, tudo regado e um cappuccino cremoso.

O café da manhã no bar é uma oportunidade para recuperar o ânimo e começar o dia com o pé direito, entre um bate-papo com um colega e aquela confidência ao barista.

E aí, quando será sua próxima viagem pelo mundo?

Se ela vai demorar, aproveite a oportunidade e dê a volta ao mundo fazendo um café tipicamente italiano em casa, você vai amar!

Abraço.

Chef Patrícia.

Comente