Cook it ao mar!

Este post é um pouco diferente dos que costumamos postar. É mais longo e foi inspirado por uma parceria, que virou amizade, que iniciamos com o pessoal da Ocean Eyes Experience

Imaginem largar tudo para viver num barco pelas águas do Mar do Caribe? A Tatiana Zanardi e o Alcides Falanghe fizeram exatamente isto há quase 10 anos quando passaram a viver no Ocean Eyes, um catamarã de 43 pés e lançaram a iniciativa Ocean Eyes Experience, onde levam grupos de até 6 pessoas por roteiros incríveis. 

De um primeiro contato há quase um ano surgiu a ideia de curso em nossa Casa Cook it e mais recentemente uma Live da Tatiana com nossa Chef Patricia Lopes. Desde então temos buscado aprender com eles e divulgar seu belo trabalho.

A mais recente aventura do casal é o lançamento do livro “Cardápio a Bordo”. E como comida é o que nos move, resolvemos nos mover agora por vias marítimas.

Curioso? Então vamos lá!

Você gosta de velejar ou está pensando em adotar esse hobby tão interessante? Se já veleja sabe que, por causa do espaço reduzido, há grandes problemas de estocar alimentos para o dia a dia no mar.  

Leia até o final para ver as dicas de uma solução prática na preparação da comida a bordo do seu veleiro. 

Mas antes, vamos falar dos benefícios, as regras e alguns tipos de barco. Não somos especialistas, mas tivemos uma ajudinha dos universitários! 😊

Por que eu devo velejar?

contato com a natureza – vivemos em uma selva de pedra, cada vez menos árvores e plantas ao nosso redor. Proporcionado pela prática desse esporte muitas imagens podem deixar você sem fôlego.

as aventuras – quando somos crianças temos o sonho de ser algo que envolva a aventura como parte do dia a dia, você pode conseguir isso sendo adulto também.

as viagens – conhecer lugares comuns e exóticos, conhecer novas culturas abre nossa mente.

o estilo de vida – não é apenas possuir um barco, é todo um estilo de vida.

o barco – possuir o barco certo, pode trazer um certo orgulho bom.

os campeonatos – você pode concorrer os campeonatos e conquistar prêmios.

experiências – você terá muito mais experiência de vida do que as pessoas no continente, experiência de lugares e de conhecer pessoas e culturas diferentes.

viagens noturnas – as imagens noturnas que você verá serão de infinita beleza.

família e amigos – envolver a família e amigos nas aventuras do seu barco pode trazer muita diversão e prazer.

Benefícios de velejar

Ganhar força e resistência muscular – a atividade dentro do veleiro não é fácil, puxa aqui, puxa ali e suas costas e ombros vão ganhando uma estrutura típica de quem veleja.

Força cardiovascular – é um trabalho bem aeróbico, diminuindo riscos de ter pressão alta, ou problemas cardíacos.

Saúde mental – é possível sentir uma liberdade sem igual, proporcionando qualidade de vida, contato com a natureza e submete a visão a olhar imagens sem iguais. A salinidade do ar oferece um grande bem estar com a liberação da serotonina, hormônio que dá o sentimento de felicidade.

Concentração e foco – hoje o mundo está indo na contramão da concentração e foco.  Com tanta informação na nossa frente, tudo disputando nossa atenção, é difícil mantermos a concentração por muito tempo.  Esse esporte traz o foco de volta à sua vida, é necessário estar focado o tempo inteiro para conseguir segurança e para ir no percurso traçado dentro do tempo necessário.

Confiança e autoestima – trabalho em equipe sempre se faz necessário, aprender a socializar e confiar em outras pessoas aumenta a confiança em si e a autoestima também se eleva.

Agilidade – ajuda a pessoa a desenvolver a coordenação motora e visual.

Dicas de alimentação a bordo

Apesar das dificuldades logísticas, é importante, principalmente para passeios mais longos, atenção especial à alimentação, e não esquecer a constante hidratação.

Seguem algumas orientações básicas no cuidado com a alimentação:

  • Evite o uso do forno por um período de tempo prolongado para evitar o aquecimento do barco e o gasto desnecessário de energia (gás)
  • Quase todos os veleiros proíbem frituras à bordo.
  • Os alimentos mais recomendados são:
    • frutas: maçãs, peras, bananas.
    • barras de energéticos
    • bebidas energéticas
    • bolachas salgadas
  • Para café da manhã: frutas, café, chá, leite, tapioca, queijos, presunto, peito de peru, granola, iogurte, pães, bolos, ovos mexidos.
  • Muitos barcos tem churrasqueira no deck, preparar comida na churrasqueira enquanto alguns tomam banho e outros tomam sol pode ser bem divertido.  É possível fazer carnes em geral, vegetais como berinjela e abobrinha.  Queijo coalho, pão de alho, linguiça, hambúrguer, camarões e pescados.
  • Outras ideias para cozinhar são massas em geral, tortas congeladas, sanduíches , principalmente se tiver criançada.

Apesar de todos os desafios, o pessoal da Ocean Eyes cuida com especial carinho da alimentação que servem a bordo

Nas palavras da Tatiana Zanardi:

“Desde 2011 vivo no catamarã Ocean Eyes com meu companheiro Alcides Falanghe. Recebemos hóspedes para férias all inclusive no nosso barco, que passa a ser uma pousada flutuante por uma ou duas semanas, com todas as refeições e bebidas inclusas. Sempre faço o provisionamento antes do embarque pensando em tudo que vou utilizar, uma vez que durante a semana não paramos mais em mercados. Os produtos da Cookit são perfeitos para levar no veleiro: fáceis de armazenar, não precisam ir na geladeira, rápidos de preparar, e simplesmente divinos! Recomendo ter sempre em casa, seja ela flutuante ou não.”

Com a experiência de muitos anos cozinhando a bordo, a Tatiana lançou o e-book  “Cardápio a Bordo”. O livro, segundo ela, nasceu da necessidade de planejar refeições equilibradas para um período de 2 semanas, considerando que todas as compras devem ser feitas uma única vez de acordo com o que será consumido. É um livro recheado de receitas fáceis, rápidas e muito gostosas, que você poderá fazer independente da sua familiaridade com a cozinha. 

Reune 28 receitas de pratos principais, com dicas para acompanhamentos e 7 sobremesas. Haverá uma sugestão de calendário de almoço e jantar dia a dia, pensando nos ingredientes que devem ser consumidos primeiro e em uma distribuição equilibrada dos alimentos para evitar repetições. 

Para garantir o seu e-book acesse: https://cook4life.org/contact-me/

 

E quem gosta de combinar o prazer da vela com uma boa gastronomia, mas não tem a Tatiana para preparar pratos deliciosos, tem um grande aliado com a linha de produtos Cook it. São refeições onde todos os ingredientes vem dentro de uma embalagem ecologicamente correta. É necessário, apenas, seguir o modo de preparo, são alimentos sofisticados e práticos em pequenas porções. Também pode ser armazenada de maneira bem prática, sendo perfeito para o dia a dia no mar.

Saiba sobre nossa proposta, prática e rápida acessando nosso site, clique aqui.

Comente