Comida plant based é herói ou vilã?

Nem tudo que é rotulado como plant based é necessariamente saudável. O importante é a origem dos ingredientes e a composição do produto. 

Nós, da Cook it, buscamos oferecer a vocês a praticidade na hora de cozinhar, mas não abrimos mão da qualidade dos ingredientes e transparência no produto. Você vê exatamente o que vai consumir. E consegue fazer pratos 100% plant based com nossos ingredientes. 

Mas gostaríamos de trazer uma reflexão sobre a saudabilidade das comidas plant based.

Muitas pessoas começam a mudar seus padrões de consumo e hábitos alimentares por questões ligadas ao meio-ambiente, preocupação com tratamento dos animais ou buscando melhor qualidade de vida.

Seguindo esta tendência, novos produtos são lançados que vão desde hambúrguer sem carne a linguiças, peixes e queijos desenvolvidos sem uso de ingredientes de origem animal (plant based).

Na Inglaterra, por exemplo, 1 em cada 6 produtos lançados em 2018 se posicionavam como vegano, plant based ou livre de proteína animal de acordo com pesquisa da empresa Mintel.

Com o crescimento da demanda e popularização do conceito plant based, vemos a entrada de novas marcas, dos grandes players do mercado e mais recentemente até redes de fast-food especializadas em comida plant based.

E a cada novo lançamento é recebido com aplausos dos entusiastas das dietas plant based, na medida que aumentam a oferta de produtos e popularizam esta alternativa gastronômica.

Apesar desta onda plant based popularizar o conceito e trazer uma importante discussão sobre saúde, hábitos alimentares e impacto de nossa dieta no meio ambiente, ela levanta também questões relevantes sobre os perigos da confusão de conceitos e da venda de soluções fáceis, sem revelar todos os aspectos, inclusive os negativos, desta nova dieta.

Lendo comentários e reportagens sobre alimentação plant based tem-se uma sensação de que pelo simples fato de um produto ser designado como plant based ele é saudável. Mas a realidade é um pouco mais complexa.

Há discussões mais técnicas sobre as diferenças de nutrientes em produtos de origem vegetal e animal.  Por exemplo, segundo especialistas, o ômega 3 presente no tofu é de difícil aproveitamento pelo ser humano, e podemos digerir e aproveitar muito melhor o ômega 3 presente em peixes. Mas não vamos entrar nessas discussões, pois requer conhecimento que vai além de nossa expertise, é não é objetivo deste post.

A preocupação é quando ao se buscar um produto plant based que seja semelhante em textura e sabor ao seu similar de origem animal, a indústria passa a adicionar ingredientes que os tornam ultra-processados e com grande potencial de impacto negativo à saúde.

Alguns exemplos:

  • O hambúrguer vegano de uma cadeia de fast-food apresenta quase 40% mais sal que seu equivalente de carne
  • O queijo vegano muitas vezes possui óleo de coco para dar textura. O óleo de coco é em rico gorduras saturadas, que podem levar a problemas coronários

Por isso, se diz que as comidas plant based processadas  são muitas vezes piores para a saúde do que as alternativas tradicionais.

E, por mais louvável que seja a possibilidade que estes produtos trazem de se fazer uma transição para uma dieta com menos dependência em proteína animal, a transparência quanto aos ingredientes e potenciais impactos para a saúde devem ser esclarecidos.

E se a busca por alimentação plant based for principalmente pela preocupação com uma dieta mais saudável o resultado pode ser exatamente o oposto do que se busca.

Então, quais seriam as alternativas? 

Acreditamos que o primeiro passo é uma maior atenção com a comida. Entender o que se está consumido e se familiarizar com os ingredientes.

Outras atitudes, como reduzir o consumo de sal e açúcar e observar e controlar o consumo diário de carboidratos e calorias são pequenas mudanças de hábitos que podem ter impacto bastante positivo no longo prazo.

Aqui na  Cook it acreditamos na importância da qualidade dos alimentos, que começa na escolha de ingredientes naturais, com a opção por não incluir aditivos ou conservantes, e vai até o uso de embalagens recicláveis.

Gostamos do equilíbrio na vida e na alimentação e buscamos dar praticidade e opção aos nossos clientes de desenvolver pratos de acordo com sua vontade; seja ela uma alimentação plant based ou incluindo proteína animal em suas preparações

E nossos ingredientes são 100% de origem vegetal, o que possibilita a preparação de pratos plant based, em casa, sem os riscos dos ultra-processados.

Ficou interessado? Nos chame pelo whatsapp ou visite nossa loja

Comente

Open chat
Quer conhecer mais os nossos produtos? Fale conosco