Todos nós gostamos de estar certos, mas confesso que tenho um prazer especial em provar quando demonstro que tenho razão. E tive mais uma vez esta sensação ao ler um texto da Rachel Laudan.

Rachel Laudan é uma escritora que une duas coisas que gostamos muito em casa, história e culinária. Mas mais do que isso, ela tem um senso prático e uma percepção de que nem sempre o ideal é bom e defende muito dos avanços da cozinha moderna, sem os quais nós, principalmente as mulheres ainda estaríamos fadadas a gastar 4 a 5 horas por dia cozinhando para a família.

Enfim, mas por que tudo isso?

Bem, num post recente, infelizmente sem tradução para o português, elogiando um artigo que saiu na revista americana The Atlantic com o título “Não, a cozinha fácil não é fácil” (tradução livre minha), a Rachel Laudan elenca 6 razões do porquê cozinhar não é fácil.

Coisas que para quem já é treinada parecem banais, se olharmos com cuidado vemos a sua complexidade. Da ida ao supermercado (com seus mais de 30 mil itens) e diferenciar entre as 15 variedades de hortaliças, do manejo dos produtos à quantidade de equipamentos que temos que ter disponíveis, e, por fim, a destinação das sobras. Não é um trabalho trivial… Mas o prazer de fazer um prato, criar combinações e de uma refeição com produtos frescos, para mim vale qualquer sacrifício.

Mas sei que nem todo mundo pode ou quer fazer este esforço. Foi pensando nisto que tive a ideia de criar a Cook it®: eliminar a parte mais trabalhosa e que toma mais tempo do processo de cozinhar e dar às pessoas a oportunidade de executar a parte literalmente mais gostosa – criar, cozinhar e comer! 😉

Obrigada Rachel Laudan. Bem que eu tinha razão quando disse que com a Cook it® “Cozinhar nunca foi tão fácil!”

Comente