Efeito Ratatouille

Uma das vantagens de ter um marido nerd (acho que agora se fala geek, né?) é que as fontes de informação sobre assuntos gastronômicos são bem variadas. E então, aqueles momentos em que eu passo com a sensação que estou falando para as paredes pois ele não tira os olhos da revista, jornal, tablet, celular ou qualquer coisa com algo escrito que caia na mão dele, acabam sendo recompensados quando ele compartilha comigo algo fora do comum sobre coisas que gosto e escrevo.

A bola da vez e este post de um site de estatística e análise de dados(!!)

– https://flowingdata.com/2018/09/18/cuisine-ingredients/.

Muito legal naquele post é que o autor comparou 40.000 receitas de 20 países para analisar os ingredientes mais usados, os mais comuns entre elas e os que as diferenciam.

A primeira surpresa é que, apesar dos diferentes sabores, as cozinhas ocidentais têm uma base de ingredientes muito parecidas. Sal, azeite, manteiga, cebola, alho estão em quase todas. O mesmo se dá nas cozinhas orientais: molho de soja, molho de peixe, alho, óleo de gergelim.

Mas o que torna o post ainda mais interessante é que o autor faz outra análise. Qual ingrediente é proporcionalmente mais utilizado em determinada cozinha. E há coisas bem interessantes.

No Brasil, nosso leite condensado é usado 22 vezes proporcionalmente do que na média das demais cozinhas. Claro que isto pode estar afetado pela lista de receitas utilizadas na análise, mas a julgar a quantidade de fotos no Instagram que vejo com leite condensado, não deve estar muito longe da realidade.

Há os resultados que casam bem com o que esperávamos. Quase que o esteriótipo de cada país. O kimchi na Coréia, tortilhas no México e couscous em Marrocos. Mas confesso que me surpreendeu a grande proporção de leite na Inglaterra e o dill na Rússia.

Mas para mim o mais intrigante desta análise é o que chamo de efeito Ratatouille. Como na cena do filme quando Remy explica para Emile o efeito da combinação de sabores ao provar queijo com o morango percebe-se que o básico da cozinha é muito semelhante, a arte está em juntar um pouco de outros ingredientes para criar sabores surpreendentes e únicos.

Ah, e no final do post tem um gráfico interativo de todos os ingredientes por país. Não precisa nem ser muito nerd para ficar uns bons minutos brincando por lá.

Comente